Viagem no tempo

Armando Burd, Nilson Luiz May, Alcides Mandelli Stumpf e Salus Loch no Museu do Comando Militar do Sul(Foto: Divulgação)
# Inédita e marcante. São as definições adequadas à exposição 80 Anos do Heroísmo Brasileiro, inaugurada sexta-feira passada (dia 18) no Museu do Comando Militar do Sul, à Rua dos Andradas, 630. Em painéis estão as capas de jornais de Porto Alegre, Erechim, Santa Maria, Passo Fundo e Rio de Janeiro dos dias 18, 19 e 20 de julho de 1945, além de reproduções das revistas O Cruzeiro e do Globo. Mostram a recepção calorosa e sem precedentes da população, nas ruas da então capital federal, aos soldados e oficiais do primeiro contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que retornaram vitoriosos.
# Na Itália, combateram sem trégua para derrotar o nazifascismo. A exposição, que tem curadoria de Salus Loch e pesquisa de Armando Burd e Cristiane Von Appen, inclui reproduções de desenhos do artista plástico gaúcho e expedicionário Carlos Scliar, que produziu obras de arte diante do caos da guerra, retratando com sensibilidade cenas de angústia e sofrimento.
# Sobre a iniciativa, falaram o coronel Fabio de Castro Pereira; o presidente de honra da Associação Riograndense de Imprensa, jornalista Batista Filho; e o presidente da Unimed/Federação RS, médico Nilson Luiz May. Promovida pela Casa da Memória Unimed Federação/RS e pelo Instituto Unimed/RS (IU/RS), com patrocínio do Governo do Rio Grande do Sul e da Cavaletti S/A, a mostra poderá ser visitada até 17 de agosto, de terças a domingos, das 10h às 17h.
A capa dos jornais da época ressaltavam o heroísmo dos soldados brasileiros (Foto: Divulgação)