Valentino: duas passarelas

O desfile de Alta-Costura Valentino Spring/Summer 2026 integrou a Semana de Moda de Paris (Getty Images/Divulgação)
# Foi especialmente emocionante o desfile da grife Valentino, na última quarta-feira (dia 28), devido à recente partida de Valentino Garavani que, entre outros elogios, é considerado o Último Imperador da Moda.

As criações de Alessandro Michele revisitam o legado do mestre italiano (Getty Images/Divulgação)
# Um vestido vermelho, a cor marcante entre as criações do designer, abriu o desfile. A voz de Valentino foi ouvida falando sobre a importância do cinema em sua formação estética. A escolha é precisa. O cinema sempre foi um dos eixos centrais da Maison, não apenas como referência visual, mas como estrutura narrativa.

A coleção é intitulada Specula Mundi, espelhos do mundo (Getty Images/Divulgação)
# Ao trazer essa voz para a apresentação, Alessandro Michele, diretor criativo da Maison, não tentou substituir o fundador nem encerrá-lo em nostalgia. Ele reconhece sua presença como algo que continua operando na Maison, mesmo na ausência física. O desfile transcorreu em meio a um silêncio absoluto. A coleção Specula Mundi está confirmando o sucesso da grife.

Registro das muitas presenças estelares no desfile em Roma, em janeiro de 1972 (Foto: Divulgação)
# Bela lembrança: ao chegar a Roma, em janeiro de 1972, fui em companhia de Lúcia Curia e Marisa Berenson assistir ao lançamento da coleção de Verão da Maison Valentino, na sede histórica, Piazza Mignanelli, próximo à Piazza di Spagna. Na primeira fila, estavam sentados o cineasta Luchino Visconti, Audrey Hepburn, Helmuth Berger, Diana e Egon Furstenberg e outros personagens de notória evidência.

Valentino entre a socialite espanhola Naty Abascal e a designer de joias Elsa Peretti, em 1972 (Foto: Divulgação)
# Durante os drinks que continuaram a noite, tive oportunidade de ouvir Visconti falar a respeito do filme Ludwig, cujo título em português é Ludwig: A Paixão de um Rei. Drama biográfico épico estrelado por Helmut Berger no papel principal do rei Ludwig II, cuja filmagem acabava de completar. A produção detalha a vida e o reinado do monarca, focando na sua paixão pelas artes, especialmente pela música de Richard Wagner. O cineasta deu a sugestão que eu fosse visitar o Castelo Neuschwanstein, na Baviera. Minha viagem continuava pela Alemanha e, aceitando a indicação, fui conhecer o famoso castelo com sua gruta e um palco onde Wagner apresentava suas obras.

Valentino com duas modelos em campanha de sua grife no início da década de 1970 (Foto: Divulgação)
