Um espírito inquieto

Márcio Pinheiro mergulhou na personalidade indomável de Paulo Sant’Ana (Foto: Divulgação)
# Tudo o que se dizia sobre o comunicador gaúcho Paulo Sant’Ana era fundamentado e o livro Paulo Sant’Ana – O Gênio Indomável, de Márcio Pinheiro, confirma isso. Com 286 páginas, resultado de um ano de pesquisa, o livro aborda a trajetória na comunicação, suas emoções e personalidade, incluindo temas como amor, paixão, amizade, respeito, admiração, além de sentimentos negativos como ódio, rancor, medo, ciúme, inveja e ressentimento. O lançamento será em 22 deste mês na livraria A Página, do Shopping Praia de Belas.
# Amigo de Sant’Ana por quatro décadas e ex-colega na RBS, Márcio foi desafiado no início de 2024 a explorar sua vida, que começou como entregador de jornais, vendedor de balas no Cinema Castelo e feirante. Para isso, revisou milhares de crônicas de Sant’Ana na Zero Hora, onde escreveu cerca de 16 mil textos, e conversou com mais de 30 pessoas próximas, destacando sua inteligência, raciocínio rápido, temperamento mercurial, inseguranças e necessidade de reconhecimento.
# Márcio selecionou este trecho do livro especialmente para o site: “O detalhe curioso com relação a Sant’Ana foi que ele, de volta à RBS, participou da cobertura daquela Copa sem ter sido credenciado. Entrava nos jogos com ingresso comum de torcedor. E foi com um anúncio ocupando meia página da edição dominical de esportes de 18 de junho de 1978 que a Rádio e a TV Gaúcha saudaram o retorno de Paulo Sant’Ana. O texto dizia: “A partir desta segunda-feira, o dinamismo, a polêmica, a malícia e a vibração de Paulo Sant’Ana voltam a ser destaque no Jornal do Almoço, no Sala de Redação e nas programações esportivas”. E, ao final, comemorava: “É a volta de Sant’Ana com seu estilo vivo de falar em futebol. “Bem ao gosto do torcedor gaúcho”.
Biografia do polêmico jornalista será lançada este mês (Foto: Divulgação)