Tic Tac

Celso Dornelles e Júlia Webber, da Apdesign, tendo ao fundo o pianista Fernando Garcia e o violinista Felipe Abel, em noite de arte e boa música no Encouraçado Butikin (Foto: Evandro Leal/Divulgação)
# Julia Webber e Celso Dornelles, lideranças da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, iniciaram recentemente sua nova gestão frente à entidade, cuja sede é no Tecnopuc. Empenhados no fortalecimento da cultura do design em todo o país, realizam o 1º Fórum Brasileiro de Design Circular, dia 30 de setembro, na PUCRS. Contam com a participação de nomes de destaque de grandes empresas brasileiras para debater a inovação, sustentabilidade e o futuro do design.
# Antônio Cesa Longo, liderança da Associação Gaúcha de Supermercados- Agas, acompanhado por Francisco Schmidt e Francisco Brust, iniciou os preparativos para a Expoagas 2025 - 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados com encontro na manhã de segunda feira (dia 4), reunindo a Imprensa nos salões do Hotel Deville Porto Alegre. O jantar de 18 de agosto, nos salões da NTX, iniciando com ênfase a programação, terá momento especial com a entrega do Troféu Supermercadista Honorário a Nelson Pacheco Sirotsky.
# No dia 11 deste mês, acontece, no Memorial do Legislativo, a abertura da Mostra Política de Cinema, com a exibição do filme Netto perde sua Alma. O evento celebra os 190 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
# Nesta terça-feira (dia 5), a Porto a Porto promove uma masterclass especial na Adega Pampulinha, apresentando rótulos da Vinícola João Portugal Ramos. A experiência terá a condução de Bruno Rebelo de Sousa, export manager da vinícola, vindo de Portugal para compartilhar histórias, técnicas e curiosidades sobre os rótulos da noite.
Leandro Dias e Rafael Cassol são dirigidos por Zé Adão Barbosa (Foto: Daniel Jainechine/Divulgação)
# A peça clássica da dramaturgia mundial, A História do Jardim Zoológico, de Edward Albee, ganhará uma nova montagem dirigida por Zé Adão Barbosa. A curta temporada acontece de 8 a 10 deste mês no Galpão Floresta Cultural. O elenco traz Leandro Dias e Rafael Cassol. A peça foi dirigida em 1994 por Marcos Barreto. Zé Adão Barbosa, que interpretou Jerry, ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Ator. A nova montagem conta com trilha sonora de Thedy Corrêa, iluminação de Vicente Vargas, fotos de Daniel Jainechine e produção da Bigorna Produções.
# Nesta quarta-feira (dia 6), a Contemporânea Home promove o workshop O Poder da Mesa Posta, conduzido por Priscilla Nunes, da Parochi Presentes. O evento destacará que uma mesa posta é um gesto de carinho, educação e presença, não apenas uma composição bonita. Será apresentada a coleção de louças Meu Jardim, de Claudia Bartelle. Zete e Thais Behar recebem as convidadas.
Ana Paula Jung, Sergius Gonzaga e Ilse Machry no encontro literário (Foto: LS8 Consultoria de Imprensa)
# No último sábado (dia 2), o Machry Armazém e Bistrô recebeu edição especial do evento Literatura ao Vivo. O encontro, conduzido pelo professor e escritor Sergius Gonzaga, reuniu literatura e música, com a participação do poeta Pedro Gonzaga, que abriu o bate-papo ao som do saxofone. O evento proporcionou uma imersão nos textos e emoções da escrita, celebrando a cultura, a sensibilidade e a boa gastronomia.
Rodrigo Hilbert e seus filhos, João, Francisco e Maria Manoela na campanha da Hering (Foto: Hering/Lufree/Divulgação)
# Salve o Dia dos Pais: a Hering lançou a campanha - Icônico é estar junto, que mostra Rodrigo Hilbert e seus filhos, João, Francisco e Maria Manoela, em momentos de conexão real à beira-mar. O vídeo destaca como a paternidade se constrói nos detalhes, como toque, escuta, acolhimento e brincadeiras. Os momentos espontâneos, como brincadeiras na areia, olhares e abraços, reforçam a importância da convivência familiar, além de mostrar as lembranças de presentes especiais que ele fez para os filhos, como uma montanha russa, um campo de futebol e uma canoa.
A atriz argentina Elisa Carricajo em cena do filme Meu Pai Que Escreveu Seu Próprio Fim (Foto: Beto Rodrigues/Divulgação)
# A produtora Ausgang, com sede em Porto Alegre, está investindo forte na produção de longas autorais em 2025. Dois filmes foram rodados simultaneamente no mês de julho: Estrutura, de Emiliano Cunha, que conta a história de um arquiteto envolvido com uma obra cultural em uma comunidade periférica, e Meu Pai Que Escreveu Seu Próprio Fim, de Bernardo Zanotta, um longa experimental sobre um dramaturgo terminal que se reconecta com seu filho.
# Nesta quinta-feira (dia 7), o cantor e compositor Joca Martins sobe ao palco do Rancho Tabacaray para celebrar o mês dos pais e seus 37 anos de carreira. Acompanhado pelos músicos Ricardo Comasseto, Yuri Menezes e Luciano Fagundes, apresenta um show repleto de clássicos que exaltam as raízes do campo, a lida e a cultura gaúcha. Além da música, o evento oferece uma experiência especial com um cardápio preparado no fogo, com pratos que homenageiam a terra.
# Donaldo Schüler vai ministrar o curso chamado Melancolia: na psicanálise, nas artes e na filosofia no Instituto Ling durante as quintas-feiras deste mês, começando no dia 7. O curso explora como a melancolia foi vista ao longo da história, às vezes como fraqueza e outras como força, analisando seu significado além da tristeza, como expressão complexa da condição humana.
# Nesta sexta-feira (dia 8), o Pequeno Inventário de Plateias inaugura uma exposição no Espaço de Arte Daniel Bellora, em Pelotas, com visitação até 9 de setembro. A mostra apresenta os resultados da pesquisa sobre as salas de cinema da cidade, resgatando suas histórias por meio de depoimentos de quem viveu o período. Com curadoria de Tainah Dadda, a exposição reúne obras de dez artistas que criaram inspirados nas memórias de mais de 30 salas de cinema e cine-teatros que marcaram a história de Pelotas desde 1910.
Exposição relembra os momentos marcantes da enchente de 2024 (Foto: Marco Resende/Divulgação)
# A segunda exposição do projeto Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução aborda o tema da resiliência, que é a capacidade de se recuperar e crescer após situações difíceis. A mostra será inaugurada no dia 9 deste mês na Praça da Alfândega. A exposição ficará aberta ao público 24 horas por dia até 11 de setembro. O projeto, criado por Marcos Monteiro, busca integrar arte e vida urbana, promovendo reflexão sobre dor, empatia e força de reconstrução.