Whatsapp

Notícias

Roteiros de sonhos

As falésias são algumas das atrações das praias de Lima (Foto: Reprodução)

 

# Para felicidade dos que exercitam a imaginação nestes tempos de distanciamento social, medida segura como os gaúchos estão comprovando graças às orientações do governador Eduardo Leite, e em Porto Alegre, igualmente indicadas pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, uma das propostas é criar roteiros de viagens para mais adiante.

# Entre os locais inesquecíveis, pela originalidade e exotismo que conheci, indico Cape Town e algumas das reservas da África do Sul, e incluo um programa único na América do Sul. Desembarcar em Lima, seguir para Cusco e subir até o Machu Picchu.

# Lima associa uma bela paisagem. Quase nunca chove, mas usando a água dos Andes, os jardins são lindos e os bairros, como Miraflores, magníficos. A culinária peruana está entre as melhores do mundo e os restaurantes têm cardápios e serviço perfeitos. As praias com suas falésias e banhadas pelo Pacífico, são bonitas, embora frias. Têm a preferência dos surfistas, mas prefiro as praias brasileiras, especialmente as do Rio Grande do Norte e a da Pipa em primeiro lugar.

 

a

O Belmond Hotel Monasterio conta com um belo jardim interno (Foto: Reprodução)

 

caela

Uma capela localizada dentro das dependências do hotel, atualmente usada como salão de estar (Foto: Reprodução)

 

ala

Uma das luxuosas alas do Monastério (Foto: Reprodução)

 

# Cusco é outra cidade imperdível da costa do Pacífico e o Belmond Hotel Monastério proporciona, com seu interior da época colonial espanhola, um mergulho no luxo das colônias do reinado espanhol.

 

mc

Machu Picchu: um dos lugares mais incríveis que já tive o prazer de visitar (Foto: Arquivo Pessoal)

 

mpi

Machu Picchu, também conhecida como a cidade perdida dos Incas (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Subir até o Machu Pichu é pura emoção. Optei por ficar na cidade, ao pé da montanha, e tive oportunidade de assistir uma revoada de beija-flores buscando água num dos jardins da cidade. Algo inesquecível. Igualmente, eles abrigam ursos, isto mesmo, que vivem nos Andes. A paisagem, que felizmente está sendo protegida e evitando o excesso de turismo, surpreende de forma incomum.

 

igreja

Igreja da Companhia de Jesus localizada no Centro Histórico de Quito (Foto: Reprodução)

 

# Meu roteiro finalizava em Galápagos, no Equador, mas uma magnífica surpresa me aguardava em Quito. Simón Bolívar liderou a independência da maioria das colônias da costa do Pacífico e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Ele dizia que a Colômbia era uma biblioteca, cuja tendência intelectual segue se confirmando; o Equador, uma Igreja por seus esplendorosos templos coloniais e a Venezuela, um quartel, o que continua sendo uma verdade.

# O centro histórico de Quito é considerado um dos mais importantes da América do Sul e mantido com muitos cuidados. La Compañia, considerada uma das mais importantes expressões da arquitetura barroca na América Latina e no mundo, começou a ser construída no século XVII. A igreja tem a fachada montada com rochas vulcânicas e se destaca, principalmente, por seu interior, que é todo folhado a ouro. Aliás, essa igreja é considerada com um dos maiores tesouros do Equador, justamente por ter o interior todo dourado, literalmente. Numa sequência de templos preciosos, a igreja e o convento de San Francisco, construída sobre um dos palácios do Inca Huayna Cápac, é um grande conjunto de construções que ocupa cerca de 3 hectares. No interior da igreja e das capelas, existem diversas obras de artes. Igualmente imperdível.

 

galapgos

A beleza natural da Galápagos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Um voo com escala em Guaiaquil pousa em uma das ilhas de Galápagos. Escolhi fazer um tour de cinco dias. Existem opções de três e oito dias, percorrendo as diversas ilhas com sua fauna e praias no meio do Pacífico, compondo uma paisagem inigualável. A mesma que estimulou ao naturalista Charles Darwin, depois de sua visita, escrever a Origem das Espécies e outras obras que seguem despertando grandes discussões.

 

marinho

Lobos marinhos de Galápagos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Os animais e os humanos vivem em plena harmonia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Uma, entre muitas emoções indescritíveis, define o fascínio de Galápagos: nadando em torno de uma das ilhas, o Pacífico não é frio naquela região, tive a companhia de um lobo-marinho que não mostrou agressividade e, sim, curiosidade. Detalhe: é absolutamente proibido tocar nos animais, assim como retirar materiais das praias ou deixar resíduos espalhados.

 

atoba

Os Atobás-de-pé-azul, pássaro colorido das ilhas de Galápagos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

lagarto

Iguana-marinha (Foto: Arquivo Pessoal)

 

turtle

Tartaruga-gigante-de-galápagos, algumas chegam a ser multicentenárias (Foto: Arquivo Pessoal)

 

bird

O Pajaro Brujo (Foto: Arquivo Pessoal)

 

#Considero um dos lugares imperdíveis no mundo pela beleza e pelo ineditismo da natureza.