Whatsapp

Notícias

Requinte de bem viver

O belo bordado integra a linha romântica criada por Lygia Mattos (Foto: Felipe Matoso/Reprodução)

 

# Entre os itens de fascínio consumista, inicio com os perfumes, dou especial preferência à roupa de cama e, logo após, os sapatos. O perfume estimula o prazer, inclusive considero o cheiro pessoal, quando agradável, motivo de atração. Na cama, passamos a maior parte do tempo, nela usufruímos bons momentos, a leitura é um deles e nela, normalmente, nos despedimos. Portanto, a roupa de cama de qualidade motiva maior prazer em usufruir o tempo no leito.

# Graças aos lençóis de execução primorosa, artística na realidade, conquistei uma amiga de personalidade fascinante, Lygia Mattos que viveu em Belo Horizonte, onde criou um dos mais qualificados ateliers de bordados que dirigiu por mais de seis décadas.

 

lm

Lygia Mattos: referência na arte de bordar (Foto: Arquivo Pessoal)

 

dsa

Os trabalhos são feitos exclusivamente a mão e prolongam-se por vários meses (Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Estou incluindo uma das tantas reportagens a respeito da incrível personagem que cursou até o 5º período de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, mas escolheu dirigir a fábrica especializada em cama e mesa.

# Aceitando a proposta dela, fui num sábado almoçar na sua casa em Belo Horizonte e conhecer a fábrica na Pampulha, que continua mantendo a produção, agora dirigida pela filha Claudia Mattos.

# Lygia conversava, revelando sua personalidade marcante e um bom gosto impar. Não gostava de comentar as clientes que constavam de sua agenda poderosa. Uma delas consegui descobrir ao elogiar uma toalha bordada com papoulas. Ela me disse chamar-se “duquesa” por ter sido criada para Wallis Simpson, a duquesa de Windsor. Em outra visita, pude ver o trabalho de 40, isto mesmo quarenta, toalhas redondas compridas com bordados requintados. Perguntando a uma das bordadeiras, fiquei sabendo que era encomenda de Lily Marinho, Sra. Roberto Marinho, para a mansão do Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Destinavam-se ao jantar em que o casal Marinho receberia a rainha Margrethe, da Dinamarca.

# Lúcia Moreira Salles e o embaixador Walther Moreira Salles vestiam as mesas e camas com as criações de Lygia Mattos tanto no Brasil (a casa da Rua Noruega em São Paulo e o apartamento da Avenida Atlântida no Rio de Janeiro) e também em seu apartamento da River House em Nova Iorque. David Rockefeller, amigo do casal, e sua filha Eileen Rockefeller Growald, num dos jantares no apartamento dos Moreira Salles, ficaram conhecendo os trabalhos de Lygia e se tornaram clientes das criações do atelier de Belo Horizonte.

 

mattos

Lygia Mattos, Patrícia Mattos, Marcelo Guimarães e Eduardo Guimarães(Foto: Arquivo Pessoal)

 

# Participei da festa do aniversário de 80 anos de Lygia, onde encontrei amigas como Angela Gutierrez e outras personalidades conhecidas que, igualmente, comemoravam a data num elegante jantar.

# Lygia, que era paulista de nascimento, interpretava muito bem o requinte mineiro multi secular e que se comprova no barroco das suas igrejas, nos requintes de sua cozinha e na cultura de intelectuais como João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Henriqueta Lisboa, primeira mulher a pertencer a Academia Brasileira de Letras, entre muitos outros.