Preferências requintadas

O Château de La Bourdaisière, no Vale do Loire (Foto: Divulgação)
# Louis Albert de Broglie, o Príncipe Jardineiro, realizou a 27ª edição do Festival do Tomate no último ano, em seu castelo de La Bourdaisière, em Montlouis-sur-Loire, comuna localizada na margem esquerda do rio Loire, entre as cidades de Tours e Amboise. Faz parte da região histórica de Touraine, conhecida por seus vinhos e castelos.

A espécie green-zebra, de belo efeito visual (Foto: Vadym Zaitsev/Shutterstock)
# Entre outras iniciativas bem-sucedidas no plantio de espécies variadas, ele criou o Conservatório Nacional do Tomate. Cerca de 800 variedades são cultivadas no local. O jardineiro-chefe Nicolas Toutain se desdobra para revelar todos os segredos, inclusive com receitas de culinária que são oferecidas aos visitantes.

Louis-Albert de Broglie, conhecido como Príncipe Jardineiro (Foto: Jean-François Mallet/Divulgação)
# São muitas as espécies de tomates reunidas na área que circunda o castelo. Os nomes, igualmente, são de muita originalidade como os seus formatos e coloridos. Cornue des Andes, Dez Dedos de Nápoles, Erika da Austrália, coração-de-boi, Green Zebra, rosa de Berna, ameixa preta, teta de Vênus, redondas, alongadas, em forma de coração, pretas, verdes, amarelas ou ainda violetas são algumas das categorias, cujos sabores têm características diversas. Vocês poderão conferir em algumas das fotos.

O tomate Dez Dedos de Nápoles (Foto: Divulgação)
# O castelo tem uma ala disponível para quem desejar se hospedar para poder visitar este paraíso de flores e hortaliças cultivadas com o requinte de um príncipe-jardineiro. Trata-se de uma das mais sofisticadas e originais opções para quem deseja fazer turismo fora dos roteiros conhecidos e tradicionais. Tendo como anfitrião o simpático príncipe de Broglie.

A hospedagem no castelo e a Festa do Tomate são opções sofisticadas e pitorescas de turismo (Foto: Divulgação)

Teta de Vênus é outro dos muitos tipos de tomates cultivados na propriedade (Foto: Divulgação)
