Olhar sensível

Detalhe do monumento no Marx-Engels Fórum em Berlim. Na manhã seguinte à reunificação alemã em outubro de 1990 (Foto: Luiz Eduardo Achutti)
# Luiz Eduardo Achutti celebra suas cinco décadas de fotografia com o Álbum Achutti- 50 anos. Fotografia, uma forma de Ser no Mundo que terá duas capas, fotografias coloridas e em preto e branco, algumas com curtos textos de apresentação. Em 2024, Achutti completou 30 anos como professor e acrescenta: ”Fora os anos como aluno e pesquisador de mestrado em Porto Alegre e doutorado em Paris”.
# A obra tem o apoio e o selo da Editora da UFRGS, através de seu Centro Cultural. Julia Achutti, filha de Luiz, é a responsável pelo desenho do álbum.
Capa do livro mostrando o Palácio Piratini, cujo interior foi fotografado com requintes de efeito de luz (Foto: Luiz Eduardo Achutti)
# Uma das mais qualificadas obras a respeito do Palácio Piratini, sua construção, história e relatos importantes teve a participação de Luiz Antonio Achutti, juntamente comigo, Elias da Rosa, Luiz Antonio Assis Brasil e o arquiteto Günter Weimer. Atendendo à solicitação do ex-governador Germano Rigotto, trabalhamos durante um ano para completar o livro.
Clarissa Schneider Loureiro, então Publisher da Revista Vogue (Foto: Luiz Eduardo Achutti)
# Uma reportagem a respeito de meu estilo de vida e minha casa na Avenida José Bonifácio, com coordenação de Clarissa Schneider Loureiro, então Publisher da revista Vogue, teve a participação talentosa de Achutti, que fez registros de belo efeito. Inclusive, mostrando minha mascote Aretha, que inesperadamente, pulou no meu colo, posando para uma foto.
Fui retratado por Achutti juntamente com a intrépida Aretha (Foto: Luiz Eduardo Achutti)
# Outras vezes, Achutti e eu tivemos trabalhos juntos, solidificando nossa amizade, igualmente de muitas décadas.
Luiz Eduardo Achutti comemora seus 50 anos de trajetória (Foto: Divulgação)
Mecânicos posam sobre uma locomotiva antiga na oficina da RFFSA de Porto Alegre (Foto: Luiz Eduardo Achutti)