Whatsapp

Notícias

Leitura imperdível

O escritor francês Gustave Flaubert (Foto: Reprodução)

# Depois de ter saboreado Madame Bovary e Salambô, a reclusão atual me possibilitou ler um dos melhores textos de Gustave Flaubert. O livro Três Contos, que já teve várias edições em português, traz Um Coração Simples, São Julião Hospitaleiro e Herodíade. O primeiro enternecedor e o último, o relato bíblico da morte de João Batista, apresenta uma disputa política e a manipulação do poder exercida pela protagonista. Aliás, os meandros da política se repetem em todas as épocas...

a

Tela com a figura de São Julião Hospitaleiro, cuja vida tem relato de Flaubert (Foto Divulgação)

# São Julião Hospitaleiro pode ser considerado um capítulo de realce para os que defendem os animais e a ecologia. Julião, exímio caçador, tem uma trajetória dramática e se penitencia de seu ímpeto destruidor e da morte, causada involuntariamente, dos pais. O dia escolhido para venerar o santo é 12 de fevereiro e poderia ser adotado como dia de defesa aos animais selvagens.

# Outro tanto de prazer na leitura é por conta do apêndice com temas da correspondência de Flaubert com parentes e amigos, enquanto elaborava os contos. Seus questionamentos e a elaboração dos temas mostram suas variadas emoções. Livro para retornos em várias ocasiões.

book

Capa do livro “Três Contos”, uma das edições nacionais (Foto: Reprodução)