Clube do Comércio: histórias da vida social

A tradicional fachada do clube se destaca entre os prédios da Praça da Alfândega (Foto: Divulgação)
# O livro Clube do Comércio de Porto Alegre – A História, de autoria do jornalista e historiador Pedro Haase Filho, terá lançamento dia 2 de novembro na 71ª Feira do Livro. Um bate papo do autor com Liberato Vieira da Cunha inicia a programação no final da tarde, num dos salões do clube. A sessão de autógrafos será a seguir na Praça de Autógrafos Mauricio Sirotsky Sobrinho.
Pedro Haase Filho autografará a obra na Feira do Livro (Foto: Divulgação)
# O livro conta com registros de festas e shows no Salão dos Espelhos, cuja decoração é no mais perfeito estilo Art Deco. Entre os artistas que se apresentaram ali, Elis Regina, no ano de 1968.
Elis Regina foi dos nomes relevantes que se apresentaram nos salões do Clube do Comércio (Foto: Divulgação)
# Apreendi a nadar, estimulado por meu padrinho Luiz Carlos De Lorenzi, na sede esportiva do Clube do Comércio, na Avenida Bastian, Bairro Menino Deus. Um dos momentos divertidos da programação do clube eram os banhos à fantasia nos sábados de carnaval. Os trajes com predominância da originalidade, eram feitas de papel crepom, com desfiles que terminavam com mergulho na piscina. Fui o escolhido num dos carnavais pela minha caracterização de palhaço, em verde e branco, as cores da sede.
A sede esportiva foi totalmente recuperada pós-enchente (Foto: Divulgação)
# Os bailes de carnaval tinham muitos participantes e, nos domingos do reinado de Momo, a garotada se divertia em matinês dançantes, na sede social, da Praça da Praça da Alfândega. Numa delas fui o escolhido pela fantasia de Tio Sam. Boas lembranças como mostra a foto.
Minha participação, fantasiado de Tio Sam, no baile infantil de carnaval (Foto Divulgação)
# Realizei a festa Catálogo de Brotos diversas vezes no Salão dos Espelhos, que esteve concorrido com a nova geração usando longos e gravatas pretas.
Um dos belos interiores da sede social (Foto: Divulgação)
# A sede esportiva está completamente recuperada dos estragos da enchente e segue sendo um dos recantos mais aprazíveis de Porto Alegre para a prática de atividades atléticas.
Capa do livro de Pedro Haase Filho (Foto: Divulgação)