Whatsapp

Notícias

Amor à arte & à natureza

A mostra “Os arquipélagos de Nara Guichon” teve programação com palestra e projeções numa das alas do Mercado Público de Laguna (Foto: Divulgação)

# A artista têxtil, designer e ambientalista Nara Guichon levou à Laguna a exposição Os arquipélagos de Nara Guichon. Contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, a mostra ocupa um dos espaços do Mercado Público da histórica e poética cidade catarinense.

# Nara Guichon praticamente abandonou a produção de roupas e têxteis sustentáveis, com os quais conquistou reconhecimento nacional e internacional, e tem se voltado, há pelo menos três anos, a produzir obras de arte. Na mostra, o público pode ver 15 trabalhos, que apontam tanto para a matéria-prima fundamental da artista, como para o elemento responsável por 50% da poluição mundial dos oceanos: redes de pesca. Abandonadas como lixo e recolhidas junto ao litoral de Florianópolis, onde a artista vive, as redes de pesca são a base para o seu trabalho. Nara também utiliza sacos plásticos, tecidos rejeitados pela indústria têxtil e mesmo roupas jogadas fora.

nara

A artista Nara Guichon ao lado de um dos seus trabalhos (Foto: Divulgação)

# Em seu processo criativo, Nara Guichon recolhe as redes de pesca e faz um tratamento com material de limpeza não poluente. Adotando a costura manual, o tricot e o enrolamento de fios e redes, a partir de arames galvanizados, igualmente recolhidos como refugo, a artista cria estruturas polimorfas, em diálogo com as formas da natureza.

nara

As obras são feitas com redes de pesca recolhidas do mar (Foto: Divulgação)

# Dois dos trabalhos em exibição foram apresentados recentemente na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, na instalação O mar que não vemos, junto ao Jardim Lutzenberger, assinalando o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado a 5 de junho. Outras obras da série que Nara vem desenvolvendo foram exibidas em junho na 1st International Contemporary Material Art Biennale, na China.

nara

A mostra e a palestra com projeção a respeito do trabalho da artista atraíram o público (Foto: Divulgação)

# A exposição tem curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do RGS. Além das obras, o público pode apreciar o belo documentário de Renata Gordo, registrando aspectos do dia-a-dia e do processo criativo da artista, durante o primeiro final de semana de agosto. Importante registrar que, entre os eventos associados ao projeto, aconteceu, no mesmo período o plantio de mudas nativas, também em Laguna. Nara e seu assistente Maximiliano García, junto com estudantes e professores do Laboratório de Botânica da UDESC, instalaram mudas de Jerivá, Capororocão e Aroeira vermelha no entorno do Campus da Universidade.

# A mostra Os arquipélagos de Nara Guichon poderá ser vista até 25 de setembro, quando acontece a encenação da Tomada de Laguna. O projeto também será apresentado nas cidades de Blumenau e Chapecó.

nara

Em outro momento, a artista, juntamente com voluntários, realizou o plantio de mudas (Foto: Divulgação)