Atualizações às terças e sextas-feiras

Whatsapp

Notícias

Acervo artístico

Primeiro tempo
Adriana Boff e Flávio Krawczyk com Nádia Raupp Meucci e Vitório Gheno (Foto: Malena Mendes/Divulgação)
Adriana Boff, coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura, e Flávio Krawczyk, diretor do Acervo Artístico da Secretaria Municipal de Cultura, receberam o artista plástico Vitório Gheno e a fotógrafa Nádia Raupp Meucci. Acompanhei o ato em que doamos um retrato da jornalista Gilda Marinho. Este trabalho de Gheno foi criado para a ilustração do lançamento do curta-metragem "Gildíssima" com a direção de Alexandre Derlam e produção da Estação Filmes e participou, igualmente, da mostra realizada no Santander Cultural a respeito da minha trajetória jornalística.
Estive com Vitório Gheno, meu amigo de várias décadas, na cerimônia de doação do quadro (Foto: Nádia Raupp Meucci/Divulgação)
O encontro foi na sala da exposição “Retratos do Império”, que se realiza na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal. Vitório Gheno comentou sua atividade na Editora Globo, quando foi colega de Gilda Marinho, uma das editoras da Revista do Globo, e diversas obras literárias. Destacou o brilho e inteligência da jornalista, assim como o seu bom humor.
Retrato de Gilda Marinho assinado por Vitório Gheno (Foto: Nádia Raupp Meucci/Divulgação)Segundo tempo
Retrato de Manuel de Araújo Porto-Alegre, o Barão de Santo Ângelo (Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação)
Manuel de Araújo Porto Alegre, Barão de Santo Ângelo, um dos talentosos gaúchos que se destacaram no Brasil imperial, teve pouca participação nas atividades artísticas e culturais dos pampas. Depois de sua morte, seu corpo foi repatriado de Portugal, sendo velado no Paço Municipal em dois de janeiro de 1930. Foi transportado para Rio Pardo, sua cidade natal e onde está seu túmulo. Agora, é relembrado com uma bela exposição que reúne seus trabalhos existentes em acervos gaúchos. É uma boa oportunidade para conhecer mais do talento do Barão de Santo Ângelo, chamado de “homem tudo”, pelo historiador Max Fleiuss, por sua personalidade multiforme. A mostra continua até 13 de março.
A recente abertura contou com a presença de colecionadores e artistas na Galeria Aldo Locatelli do Paço Municipal (Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação)
Alguns dos trabalhos que integram a mostra (Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação)
Um dos desenhos que comprovam o talento de Manuel de Araújo Porto Alegre (Foto: Divulgação)
A elaborada paisagem em nanquim sobre papel (Foto: Divulgação)